Search
Close this search box.

AGRO

ESCOLAS MILITARES : Resultados são destaques na avaliação do Ideb em MT

Publicados

AGRO

Em 2019 e 2020, as Escolas Estaduais Tiradentes da Polícia Militar mantiveram o nível de excelência de ensino. Os mais de 3,1 mil alunos matriculados obtiveram notas muito acima da média em avaliações como Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).

Os números das escolas militares

A meta do Governo do Estado e da PM é ampliar de 7 para 19 o número de escolas militares em Mato Grosso.

Atualmente, o Estado conta com sete unidades de Escolas Tiradentes nas cidades de Cuiabá, Confresa, Rondonópolis, Juara, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum e Sorriso. Já está previsto o projeto de ampliação da rede de ensino das escolas militares, os estudos para levar mais instituições a outras localidades estão sendo elaborados pela Diretoria de Ensino, Instrução e Pesquisa da PM (DEIP) junto a Secretaria Estadual de Educação (Seduc).

O IDEB nas unidades militares

Em 2020 foram divulgados os resultados do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) aferido em 2019, tendo os estudantes conquistado notas de 7,1 a 6,4 do Ideb, sendo que a média estadual era 5.6.  Os alunos da Escola Tiradentes Cabo PM Israel Wesley Prado de Almeida, da cidade de Juara e a Escola Tiradentes Soldado PM Adriano Moraes Ramos, em Lucas do Rio Verde conquistaram as notas mais altas (7,1) das séries finais do ensino fundamental na avaliação do Ideb.

Leia Também:  Vigiagro apreende 240 caranguejos em bagagem internacional

Em Cuiabá a Escola Tiradentes obteve o índice do Ideb de 6,4, o maior das escolas estaduais da baixada cuiabana.

Para o comandante geral da Polícia Militar, coronel Jonildo José de Assis, um dos segredos para a garantia dos bons resultados das escolas estaduais militares é a parceria da instituição com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

185 anos de tradição

“Mais do que excelente desempenho, é a possibilidade de uma instituição como a Polícia Militar, que tem 185 anos de existência, ajudar na formação de futuros cidadãos. Para nós é um motivo de orgulho”, salienta.

O coordenador das Escolas Tiradentes da PM, tenente-coronel André Wilian Dorileo explica que neste ano de 2020, ainda que tenha havido a suspensão das aulas presenciais frente a pandemia, as Escolas Estaduais Militares Tiradentes se reinventaram e não ficaram inertes.

“As nossas escolas mantiveram diversos projetos culturais e de interatividade entre os alunos como o Campeonato de Ordem Unida virtual, as Olimpíadas de Xadrez online, as Olimpíadas Nacional de História do Brasil, o Concurso Musical Virtual, Seminários Virtuais e Campanhas sociais, dentre tantas outras atividades. As Escolas Tiradentes já haviam dado início a transmissão online do conteúdo programático do ano letivo, bem como, levando a todos os alunos carentes o material didático impresso para acompanhamento e realização das tarefas e testes, com disponibilidade integral dos professores”, destacou o tenente-coronel.

Leia Também:  Encontro Nacional de Popularização da Ciência inicia debates sobre percepção pública e fortalecimento de políticas para o setor

O comprometimento do corpo docente da Escola Militar em educar os estudantes têm objetivos claros, que são baseados em uma cultura solidificada na disciplina e na hierarquia militar. Um levantamento feito pelo Comando Geral da PM revelou que as escolas militares causam um impacto na vida social de 21.876 pessoas de forma direta.

Mudanças sociais que através da educação são relatadas por familiares dos alunos e reveladas por meio de bons resultados avaliativos (Ideb e Enem) e no ingresso até mesmo prematuro de jovens em Universidades Federais, Faculdades e Instituições de Ensino Superior.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

AGRO

Rio Grande do Sul autoriza operação da primeira usina de etanol de trigo do Brasil

Publicados

em

A C.B Bioenergia recebeu, nesta segunda-feira (24), a Licença de Operação emitida pela Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) e pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), autorizando o início das atividades da primeira usina de etanol de trigo do país, localizada em Santiago (RS).

De acordo com o governo do Rio Grande do Sul, a liberação confirma que o empreendimento atendeu a todas as exigências ambientais para iniciar suas operações.

Produção sustentável e diversificada

Instalada em uma área de 150 mil metros quadrados, a unidade terá capacidade de produção superior a 1.300 m³ mensais de álcool hidratado e 1.140 m³ mensais de álcool neutro.

Além do biocombustível, a usina também fabricará 810 toneladas de DDGS e 2.160 toneladas de WDGS por mês — subprodutos aproveitados na formulação de rações animais, o que contribui para o aproveitamento integral da matéria-prima e reduz o desperdício no processo produtivo.

Processo de produção abrange múltiplos grãos

O processo produtivo autorizado pela licença engloba todas as etapas, desde a recepção e pesagem das matérias-primas — que incluem triticale, cevada, trigo, centeio e milho — até as fases de moagem, fermentação, destilação, retificação, condensação e armazenamento do álcool.

Leia Também:  MDS inicia agenda técnica com Costa Rica e Chile sobre cidades, clima e alimentação saudável

Essa diversidade de insumos amplia a flexibilidade operacional da planta e reforça o potencial da região na produção de bioenergia renovável.

Valorização da agricultura e incentivo à bioenergia

Representantes da Sema e da Fepam destacaram que o novo empreendimento é um marco para o setor de biocombustíveis no Rio Grande do Sul, ampliando a produção sustentável e agregando valor à cadeia agrícola local.

Segundo comunicado da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura, a utilização de derivados não alimentícios da agricultura e a diversificação das fontes de energia reforçam o compromisso do Estado com alternativas de menor impacto ambiental e com o fortalecimento do setor de bioenergia.

Fonte: Portal do Agronegócio

Fonte: Portal do Agronegócio

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍCIA

BRASIL E MUNDO

AGRO E ECONOMIA

FAMOSOS

MAIS LIDAS DA SEMANA